Governo garante shows para a população em 2022. Mais de R$ 20 milhões serão investidos via Lei de incentivo à cultura. O Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, foi esquecido.

Durante o primeiro semestre de 2022, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), serão realizados eventos para todos os gostos em diversos espaços públicos do Rio de Janeiro, com investimento superior a R$20 milhões.

A nota triste é que a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, mesmo tendo elegido 5 deputados estaduais, não conseguiu ser incluída no calendário desses eventos.

Para a realização dos eventos, o Governo do Estado conta com grandes parceiros, entre eles a Vivo, Claro e Tim. O fomento à cultura se dá através da LIC, que garante incentivo fiscal a empresas a partir da conversão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em patrocínio a projetos culturais.

Veja os festivais que a Zona Oeste não disputou:

O primeiro grande evento foi o Claro Verão Rio, que ocupou a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e o Teatro Popular de Niterói, entre os dias 8 e 20 de janeiro. Ainda no primeiro mês do ano, o Festival Acordes do Amanhã agitou as praças públicas nas cidades de Paraíba do Sul, Petrópolis, Areal, São Gonçalo e Rio de Janeiro com mais de 150 apresentações, entre os dias 14 e 21.

O Estado ainda garantiu programação em fevereiro, em Madureira e na Costa Verde, com o Festival Verão & Música, que vai levar os  melhores shows para o Parque Madureira e Mangaratiba, com apresentação de nomes como Zé Neto e Cristiano, Diogo Nogueira e Barões da Pisadinha. Seguindo em fevereiro, a Praia de Ipanema vai ser palco de dois grandes eventos: o Vivo na Praia e o Verão Mais Elas. O primeiro conta com Xande de Pilares na programação e vai do dia 5 ao dia 13. Já o segundo será um evento com composição artística 100% feminina e acontece entre os dias 11 e 20. Para realizar o “esquenta” do Carnaval 2022, o festival Casa Bloco receberá todos os tipos de manifestações culturais da maior festa brasileira: afoxés, fanfarras, blocos, frevos, cordões, entre outras. Em sua terceira edição, o evento tem como proposta mostrar a extensa pluralidade de ritmos com os quais o carnaval se manifesta e acontece entre os dias 11 e 20 de fevereiro, na Casa França Brasil, no Centro.

Chegando a março, o Festival TIM Music Verão Rio tomará conta da Praia de Ipanema. Serão realizados quatro eventos (12, 13, 19 e 20), com duas apresentações musicais por dia, incluindo Seu Jorge, Ludmilla e Iza. Ainda no mês das mulheres, o Verão nas Comunidades chega ao Morro da Mangueira, Vila Cruzeiro, Alemão, Cidade de Deus, Pilar, Pantanal e Duque de Caxias.

Fechando o calendário do mês três e seguindo para abril, o Noites Cariocas será palco para grandes artistas entre os dias 13/03 e 9/04, no Morro da Urca. O evento traz Capital Inicial, AnaVitória, BaianaSystem e muito mais. O quarto mês do ano também recebe o Louvorzão 93fm: evento voltado para o público cristão, com realização na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, e presença de diversos artistas renomados do segmento, como Bruna Karla, Cassiane, Kleber Lucas.

Já em maio, a tradicional Rádio Cidade – A Rádio Rock faz aniversário. O evento de comemoração acontece no dia 8/05, no Parque Madureira, e conta com shows gratuitos de artistas renomados do rock brasileiro, que prometem agitar o público de cerca de 20 mil pessoas. Paralamas do Sucesso, Nando Reis e CPM22 estão entre as atrações.

Postado em _Slider, Divershow